Excelência na Contratação de Obras Públicas e Serviços de Engenharia.
De 20 a 22 de Outubro de 2025.
| No Rio de Janeiro-RJ.

SEMINÁRIO DE OBRAS PÚBLICAS 2025.

O Melhor Evento sobre Contratação de Obras Públicas e Serviços de Engenharia está chegando.

03 dias de imersão, networking e atualização sobre os principais aspectos da contratação de obras públicas. Um evento que não pode faltar na sua agenda.

De 20 a 22 de Outubro de 2025 | no Rio de Janeiro - RJ.

FALTA POUCO PARA O SEMINÁRIO DE OBRAS.

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  • Aprimorar a capacitação técnica dos profissionais envolvidos na contratação, fiscalização e gestão de obras públicas e serviços de engenharia.
  • Disseminar boas práticas de planejamento e gestão contratual, promovendo maior eficiência, controle e previsibilidade nas contratações.
  • Abordar soluções práticas para desafios recorrentes, como reequilíbrio econômico-financeiro, paralisações, aditivos contratuais e execução ineficiente.
  • Fortalecer a capacidade de tomada de decisão dos gestores públicos, com base em análise de riscos, jurisprudência atualizada e estudos de caso reais.
  • Promover a troca de experiências entre especialistas e profissionais da área, criando um ambiente colaborativo de aprendizado e networking qualificado.
  • Agentes Públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal;
  • Responsáveis pelo planejamento, contratação e fiscalização de obras e serviços de engenharia;
  • Gestores e Fiscais de obras;
  • Membros de Comissões de Contratação; Agentes de Contratação;
  • Procuradores, Advogados e Consultores;
  • Gestores e Fiscais de contratos;
  • Projetistas; Orçamentistas; Engenheiros; Arquitetos;
  • Construtores; Empresas de engenharia;
  • Auditores; Órgãos de Controle Interno e Externo;
  • E demais interessados no tema.
COORDENAÇÃO TÉCNICA:

ANDRÉ KUHN &
RENILA BRAGAGNOLI

GRANDES ESPECIALISTAS
ANDRÉ KUNH

Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil; Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME); Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Autor do livro: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica, Editora Appris; Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019; Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e Presidente do Conselho de Administração da Valec de 2019 a 2020. Diretor Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, de 2020 a 2022. Atualmente é Consultor no Instituto Protege.

BRUNO AFFONSO

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU. Mestrado em Administração Pública, com ênfase em Governança e Controle Interno, Especialista em Administração (UFF) e em Logística e Mobilização Nacional (ESD). Professor e palestrante de temas como governança, auditoria, controle interno e integridade, atuou na Auditoria Interna da Universidade Federal Fluminense, foi Gerente de Orientação Institucional da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa e Editor da Revista da CGU no biênio 2022-2024. É editor do Ementário de Gestão Pública. Atualmente é Ouvidor do Ministério das Comunicações.

MÁRCIO MEDEIROS

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2010) e Master en Dirección y Gestión en Planes y Fondos de Pensiones (2018). Foi Diretor de Administração e Finanças da Valec. Diretor de Administração e Finanças do DNIT. Foi diretor de administração da Fundação de Previdência do Servidor Público Federal do Poder Judiciário. Foi Assessor-Chefe de Modernização e Gestão Estratégica e Diretor Executivo do Plano de Saúde do MPF de 2006 a 2011. Possui experiência em construção e execução de Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Liderança de equipes, e na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, indicadores e gestão.

RAFAEL JARDIM

Auditor Federal de Controle Externo, é dirigente do TCU por mais de dez anos. Ex-Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4a Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática”, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU também foi titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia.  Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

RENILA BRAGAGNOLI

Advogada e Secretária de Integridade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). Mestranda em Direito Administrativo e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF). Foi Assessora na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (2021) e Gerente da Procuradoria Jurídica da Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2021-2022). Coautora das obras “Compras públicas centralizadas no Brasil” (Ed. Fórum, 2021) e “Terceirização na Administração Pública: boas práticas e atualização à luz da Nova Lei de Licitações” (Ed. Fórum, 2022). Professora de cursos de Pós-Graduação na temática Lei das Estatais e palestrante na área de contratações públicas.

RONNY CHARLES

Advogado. Doutorando em Direito. Mestre em Direito Econômico. Pós-graduado em Direito tributário. Pós-graduado em Ciências Jurídicas. Co-Coordenador das pós-graduação em Licitações e Contratos, da Faculdade Baiana de Direito e da Faculdade CERS. Professor e Palestrante. Autor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas (10ª Edição. Ed. JusPodivm); Direito Administrativo (Co-autor. 9ª Edição. Ed. Jus Podivm); RDC: Regime Diferenciado de Contratações (Co-autor. Ed. Jus Podivm); Terceiro Setor: entre a liberdade e o controle (Ed. Jus Podivm), Licitações e contratos nas empresas estatais (Co-autor. Ed. Jus Podivm). Improbidade administrativa (Co-autor. 4ª edição. Ed. Jus Podivm).

VIVIANE MAFISSONI

Especialista em Direito Público; Analista de Políticas Públicas e Projetos do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2010, atuando como pregoeira, Membra da Comissão Permanente de Licitações, Assessora Jurídica, Coordenadora da equipe de aplicação de penalidades a licitantes, Diretora responsável pelo planejamento de compras por registro de preços e gestão de atas e cadastro de fornecedores e Subsecretária substituta da Central de Licitações do RS; Estudou sobre Mecanismos de Controle e Combate à Corrupção na Contratação Pública (Ulisboa Portugal – 2019); Ex-Chefe do Serviço de Compras Centralizadas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, vinculada ao Ministério da Educação; Atualmente é Coordenadora-Geral de Logística da Advocacia Geral da União – AGU; Professora, Palestrante e Colunista; Co-autora de Livros e Autora de Artigos sobre temas que envolvem Compras Públicas.

Conteúdo Programático

Conheça a Programação do Seminário de Obras Públicas 2025

Segunda-Feira, 20 de Outubro.
Arrow
13h:00 - 13h:30
CREDENCIAMENTO.
13h:30
ABERTURA E BOAS VINDAS
14h:00 – 15h:40
Palestra 01
Planejamento das contratações de obras e serviços de engenharia: o papel da assessoria jurídica na fase preparatória.
Palestrante:
Renila Bragagnoli
15h:40 – 16h:00
INTERVALO: COFFEE BREAK
16h:00 – 18h:00
Palestra 02
Aditivos, reajustes, repactuações e reequilibro econômico-financeiro em obras e serviços de engenharia.
Palestrante:
Rafael Jardim
18h:00
ENCERRAMENTO 1º DIA
Terça-Feira, 21 de Outubro.
Arrow
08h:00 – 08h:20
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO & NETWORKING
08h:20 – 10h:00
Palestra 03
Obras e serviços de engenharia pelo Sistema de Registro de Preços: (im)possibilidades e desafios.
Palestrante:
Viviane Mafissoni
10h:00 – 10h:20
INTERVALO: COFFEE BREAK
10h:20 – 12h:00
Palestra 04
A importância do planejamento das contratações e da programação orçamentária na execução de obras públicas.
Palestrante:
Márcio Medeiros
12h:00 - 14:00
INTERVALO: ALMOÇO
14h:00 – 18h:00
Oficinas Simultâneas - TARDE.
Laboratório A
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE OBRAS: O OLHAR JURÍDICO SOB O VIÉS TÉCNICO - PONTOS DE ATENÇÃO, DOCUMENTOS ESSENCIAIS E BOAS PRÁTICAS.
INSTRUTORA: Renila Bragagnoli
Laboratório B
SANÇÕES ADMINISTRATIVAS EM OBRAS PÚBLICAS: PENALIDADES, DEFESA E PROCEDIMENTO.
INSTRUTORA: Viviane Mafissoni
18h:00
ENCERRAMENTO
Quarta-Feira, 22 de Outubro.
Arrow
08h:00 – 12h:00
Oficinas Simultâneas - Manhã.
Laboratório C
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE OBRAS: ENFOQUE TÉCNICO E GERENCIAL - QUE HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS PELOS GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS.
INSTRUTOR: André Kuhn
Laboratório D
INTEGRIDADE NAS OBRAS PÚBLICAS: PREVENÇÃO À FRAUDE E À CORRUPÇÃO DESDE O PROJETO BÁSICO ATÉ A EXECUÇÃO CONTRATUAL.
INSTRUTOR: Bruno Affonso
12h:00 - 14:00
INTERVALO: ALMOÇO
14h:00 – 16h:00
Palestra 05
Entre aditivos, planilhas e pareceres: como resgatar o sentido público das contratações de engenharia.
Palestrante:
Ronny Charles
16h:00 – 16h:20
INTERVALO: COFFEE BREAK
16h:30 – 18h:00
Palestra 06
Os principais desafios na contratação de obras públicas - cuidados necessários na busca do atendimento ao interesse público.
Palestrante:
André Kuhn
18h:00
ENCERRAMENTO
Local do Evento:

Centro de Convenções Windsor Florida.

Rua Ferreira Viana, nº 81 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ.

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¹ A organização do evento reserva-se o direito de modificar temas da programação e/ou substituir palestrantes, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente;

² A Excelência Educação se reserva o direito de cancelar o evento por motivo de força maior;

³ A Excelência Educação emitirá os certificados aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença da carga horária total do congresso.